12

Serão monumentos e instalações em homenagem ao período dos Jogos e à passagem da chama olímpica, resultado do Prêmio Arte Monumento Brasil 2016

Não é apenas na capital carioca que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos deixarão legado: entre maio e agosto, a tocha olímpica passou por 328 cidades de todas as regiões do Brasil e, em 22 delas, serão erguidas manifestações em artes visuais permanentes até setembro.

As obras serão monumentos e instalações em homenagem ao período dos Jogos e à passagem da chama olímpica. Elas são resultado do Prêmio Arte Monumento Brasil2016, lançado pelo Ministério da Cultura, Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República.

Obras inauguradas

Dos 22 projetos selecionados, quatro obras de artes visuais já foram inauguradas, duas no Estado do Rio de Janeiro, em Paraty e Nova Friburgo; uma em Tiradentes (MG) e a quarta em Florianópolis (SC). A próxima ocorreu nessa sexta-feira (12) em Ipameri (GO).

Foi nessa cidade goiana que a arquiteta e artista Dorys Daher nasceu e viveu parte da vida antes de se mudar, definitivamente, para o Rio de Janeiro. Dorys foi uma das candidatas contempladas pelo edital, que premiou com R$ 30 mil cada projeto que criasse um legado de monumentos permanentes em locais públicos de grande circulação e visitação nas cidades por onde passou a tocha olímpica.

A arquiteta se debruçou sobre o projeto por meses e, há 10 dias, está na cidade goiana para finalizar a montagem e instalação da obra. A escultura Cores, obra criada por ela para a cidade, se assemelha aos aros olímpicos, símbolo das Olimpíadas, e será instalada na Praça Rui Barbosa.

A artista conta que o monumento busca transmitir leveza, baile e brincadeira, além de passar o equilíbrio da diversidade que existe na cidade.

Além do simbolismo, o local escolhido para a escultura não foi por acaso. “É uma praça esquecida, que era entregue às drogas”, lamenta Dorys. “Com o monumento a praça foi imediatamente restaurada pela prefeitura. Nestes 10 dias de construção, muitos moradores vieram agradecer e dizer que estão felizes em ver a praça mais revitalizada e levantada e com esperanças de vê-la ser mais usada”, completa.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura