Emissora concorrerá com outras emissoras da América Latina; Brasil participa do concurso com 14 obras

Dois programas da TV Escola estão entre as 182 produções de TVs públicas e culturais de 22 países que concorrem, pela relevância de seus conteúdos sociais, a uma das mais reconhecidas premiações da categoria na América Latina, o Prêmio TAL (Televisión América Latina). A emissora brasileira é vinculada ao Ministério da Educação.

A premiação está na quarta edição e conta com 12 categorias. O Brasil participa de dez delas, com um total de 14 obras. O resultado final será divulgado no dia 28 de julho em Montevidéu. A TAL abriu a votação ao público em sua página no Facebook.

Produção nacional

O programa Fabulosas coleções do Seu Gonçalo, da TV Escola, concorre pelo melhor conteúdo infantil. A série usa da criação de um mundo misterioso e desafiador para demonstrar conceitos matemáticos inseridos no cotidiano, como raciocínio lógico e métodos dedutivos.

Já na categoria de melhor conteúdo educativo, a TV Escola concorre com a série documental Anthony Knivet, aventureiro que saiu de navio da Inglaterra para dar a volta ao mundo e acabou como escravo no Rio de Janeiro. O trabalho traz um olhar sobre a colonização do Brasil e concorre com produções do Uruguai, Colômbia e México.

A Televisión América Latina é uma instituição sem fins lucrativos com centenas de associados reunidos em uma rede de incentivo, intercâmbio e divulgação de audiovisual do continente latino-americano. A TAL contribui com a divulgação de canais públicos de TV, instituições culturais e educativas e produtores independentes, que produzem e divulgam documentários, séries e curtas-metragens.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação